Assinatura de documentos? Acabe com a burocracia!

Até o ato de assinar um documento se tornou mais fácil com as novas tecnologias. Veja as diferenças das principais opções de assinatura:

Antigamente para validar um contrato você tinha que se deslocar até ao local que a outra parte se encontrava e assinar uma série de papéis, por meio da assinatura física. Agora basta assinar em um tablet ou celular e pronto, a assinatura chega aonde você desejar.

O grande papel da assinatura é garantir a legitimidade do documento, ou seja, provar quem é o assinante. E para assinar de maneira mais prática existem dois tipos: a assinatura digital e a assinatura eletrônica. Entenda a diferença e como usar na sua empresa.

Assinatura eletrônica

É qualquer método eletrônico utilizado para assinar um documento. Para ter validade legal, a assinatura precisa ter a identificação e autenticação do autor, a comprovação da integridade do documento e o registro da assinatura.

Ela é mais recomendada para documentos do cotidiano, como contratos de aluguel, planos de saúde, contratos de compra, assinatura de serviços, operações bancárias, contratação de seguros, etc.

Assinatura digital

A assinatura digital possui validade jurídica. Para isso, necessita-se de um Certificado Digital Público, documento emitido por um órgão ou empresa homologada pelo governo. A medida provisória nº 2.200-2 de 24 de Agosto de 2001 regulamentou o documento eletrônico no país mediante o uso dos certificados digitais emitidos dentro da cadeia do ICP-Brasil.

Além disso, esse tipo de assinatura passa por processo de criptografia e auditoria feito por alguma ferramenta que garante a origem e a autenticidade do documento. 

Mas, como escolher a assinatura ideal para sua empresa?

O mais importante é optar pela assinatura de acordo com a sua necessidade e que o processo seja seguro. Por isso, existem aplicativos especializados em digitalização de documentos que trazem toda a proteção necessária. Com a utilização destes apps, é possível desburocratizar muita coisa, desde a criação dos documentos digitais, até o armazenamento 100% em nuvem.

Entendeu como funciona? Leia mais conteúdo sobre empreendedorismo e tecnologia no nosso blog!

Participe da discussão

2 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *