6 hábitos que todo empreendedor de sucesso tem

Alguns empreendedores de sucesso podem parecer pessoas comuns à primeira vista mas, olhando de perto, conseguimos perceber as atitudes que fazem diferença na hora de gerir o negócio.

Uma pesquisa realizada em 2017, pelo Sebrae, mostrou que 1 a cada 3 brasileiros de 18 a 64 anos é empreendedor no Brasil. Em números absolutos, isso significa 50 milhões de pessoas botando a mão na massa, o que é ótimo para a economia do País. Mas entre tanta gente, o que fazem aqueles que se destacam no ofício de empreender?

As atitudes de um gestor em relação aos seus negócios determinam muito se um empreendimento será bem-sucedido. Não é possível traçar o bê-a-bá da conquista, mas empreendedores que já se destacaram compartilham algumas características em comum.

A gente reuniu 6 hábitos marcantes dos empresários de sucesso para você refletir a respeito.

1. Tomar a iniciativa

Gestores que tomam a iniciativa acreditam no próprio negócio e vestem a camisa do time. Buscam sempre inovar na oferta de produtos para seus clientes. Além disso, tentam antever situações difíceis ou, até mesmo, oportunidades de negócios. É alguém proativo e atento ao mercado.

2. Ser persistente e comprometido

É preciso ter dedicação e disposição para trabalhar muito, sabendo que isso pode, inclusive, tomar algumas horas de folga. Empresários que agem assim são perseverantes e mantêm em mente que algumas coisas podem não dar certo de início, mas é um processo de erros e acertos. Com tempo vêm o aperfeiçoamento e o progresso.

3. Prezar pela qualidade

É ser inquieto quanto às possibilidades de melhorias e aperfeiçoamento de seus negócios. Esses empresários almejam superar a expectativa dos clientes e cumprir tudo o que prometem, sem deixar ninguém na mão – sendo reconhecidos por isso. Isso quer dizer não se acomodar com o que têm e buscar o melhor.

4. Querer aprender

Muito importante também é se manter atualizado sobre o que acontece no mercado. Marcar presença em cursos, congressos e encontros, para ficar alinhado com as demandas do público. Os gestores pesquisam sobre referências para estarem em constante modernização.

5. Correr riscos

Ter gosto por desafios e não ter medo de ousar. Mas fazer isso tendo sempre seus objetivos e metas bem claros, planejando seus passos, para que não comprometam a saúde do negócio. Empreendedores como esses também calculam os riscos e analisam todos os detalhes, para tomarem decisões sólidas.

6. Ter rede de contatos

Suprir uma vasta rede de contatos internos e externos é uma prática positiva. Internamente, os gestores criam conexões para estarem por dentro de tudo o que acontece na empresa. Algumas vezes elaboram relatórios e questionários para entender todo o funcionamento. E os contatos externos têm o potencial de trazer clientes e constituir parcerias.

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