O armazenamento em nuvem está atraindo cada vez mais as grandes empresas. A tecnologia deve passar por algumas transformações nos próximos anos, dentre elas o barateamento do serviço.
Uma pesquisa divulgada pela Cisco Global Cloud Index projeta que, em 2020, os serviços de armazenamento em nuvem (cloud computing) movimentem mais de 15 ZetaBytes em dados. Ou seja, a projeção é que mais de 15 trilhões de GigaBytes trafeguem na rede, o que irá representar 92% de todos os dados processados na web.
Visto como must-have em TI para
negócios, o armazenamento em nuvem já é utilizado por grandes corporações.
Segundo a consultoria Forrester, em 2017, 48 das 50 maiores empresas do mundo
anunciaram a adoção desse tipo de armazenamento para seus negócios.
Para você ficar por dentro do assunto, reunimos 3 tendências sobre o armazenamento
em nuvem para os próximos anos:
1 – Nuvens híbridas
Algumas empresas não têm interesse em manter seus dados em um único serviço de
nuvem, por isso muitos serviços de armazenamento já viabilizam a integração
entre provedores de nuvem diferentes.
As principais vantagens desse tipo de armazenamento, de acordo com o Microsoft
Azure são: (1) o controle sobre os dados, ou seja, sua empresa pode manter um
serviço para ativos confidenciais; (2) a flexibilidade para poder usufruir dos
recursos de cada tipo de nuvem e (3) a facilidade de transição entre os
serviços.
2 – Cada vez mais
acessível
Respondendo à lei da oferta e da procura, espera-se que as soluções de
armazenamento em nuvem se multipliquem nos próximos anos, tornando o serviço
mais acessível para a população. Cada vez mais provedores irão disponibilizar
os serviços de nuvem gratuitamente, visando alcançar mais dados de usuários e
maior participação no mercado.
3 – Segurança
Uma das grandes preocupações das empresas é sobre o quão seguros estarão os dados
armazenados na nuvem. Atentos a esse receio, os provedores estão se equipando
com servidores de segurança instalados em diferentes partes do mundo. Além
disso, os serviços de nuvem tendem a personalizar a experiência do cliente,
criando soluções de segurança para cada usuário – dispondo de funcionalidades
que envolvem autorização de acesso, privacidade e registros de log.